quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conhecendo as Crianças - John!



Esses são Bernard e John (com a toquinha na cabeça), eles chegaram na casa da missionária Célia e do Piter e têm recebido todo o amor e carinho. São crianças lindas e felizes. Mas cada uma delas têm uma história de vida. E hoje vou te contar um poquinho sobre o John.

John – Está com o casal desde dezembro de 2007. Órfão de pai e mãe morava com a avó numa favela próxima à base da Jocum, no Quênia. Como estava passando necessidade, a Célia e o Piter conversaram com sua avó, que deixou que os missionários o levasse para sua casa e concedeu sua guarda a eles.

Um dos fatos mais chocantes que ouvi sobre essas crianças aconteceu com ele. Segundo Célia, quando o John veio para o seu convívio, ele estudava em uma escola onde, em sua sala de aula, haviam mais de 100 crianças. Ela e o Piter, então, o matricularam numa escola particular. Assim como todas as crianças do Projeto estudam em uma escola particular.

No primeiro dia de aula, a professora (da escola particular) passou um exercício e disse aos alunos que, a cada erro, eles seriam punidos com uma ‘pancada’ na mão. Como o John errou todo o exercício (ele não sabia nada), ganhou todas as ‘pancadas’ e chegou em casa com as mãos inchadas.

Quando Célia viu aquilo, foi até a escola e reclamou com a professora. “Eu disse que ele estava lá para aprender porque não sabia e que ela deveria ensiná-lo e não espancá-lo. Afinal, para isso eu o havia matriculado no Colégio particular. Hoje o John tem um excelente rendimento, e se mostra uma criança inteligente”, diz.

Eu, particularmente, fiquei chocada com essa realidade que, segundo a missionária, é muito comum por lá! As crianças apanham se erram os exercícios, apanham se chegam atrasadas no Colégio. E até chegarem na Escola elas andam uma distância muito longa com um peso nas costas. Pois, como ficam de 6h as 18h (o dia todo), têm que levar a sua própria comida e sua água.

Mas, apesar dessa história triste e revoltante, o John, como toda criança, tem sonhos! Ele quer ser jogador de futebol. E apesar de ter ouvido uma história chocante com relação a essa criança, a Célia me contou uma experiência linda que ele viveu há um tempo.

Um dia John chegou em casa e disse pra mamãe (todas as crianças chamam a Célia e o Piter de pai e mãe) que sua chuteira havia furado. E ela disse pra ele orar, pois não dispunha, naquele momento, da quantia para comprar uma chuteira nova. E ele assim o fez, se pôs a orar.

Até que um dia ele chegou em casa com uma tampinha de refrigerante (Coca-Cola) que havia encontrado na rua. Na ocasião estava acontecendo uma dessas promoções realizadas pela empresa de refrigerantes e, na tampinha que o John encontrou estava descrito um valor em xilins (moeda do Quênia). E, adivinhem? A quantia era o valor exato para que o John comprasse sua chuteira.

Célia se dirigiu ao posto de troca e conseguiu o dinheiro para comprar a chuteira do nosso querido amiguinho! Isso é poder de Deus, que, sabemos, é um Pai zeloso e não rejeita as orações. Imagine a oração de uma criança pura e com o coração tão voltado para o Senhor.

Uma das dificuldades enfrentadas no Quênia é o fato de as pessoas não possuírem certidão de nascimento. Elas nascem e seus pais não as registram logo. Muitas delas só conseguem esse registro quando completam 18 anos. Com o John não é diferente. Ele não tem registro e, por isso, não se sabe ao certo a sua idade.

De acordo com a sua avó ele tem 10 anos. Mas, não se pode saber ao certo. Por essa razão cada criança ganhou uma data de aniversário. “Nós queremos comemorar o aniversário das nossas crianças, fazer um bolo pra elas, cantar parabéns. Isso é bom e as deixa feliz”, diz Célia. A data escolhida para o John foi 10 de outubro (sábado passado).

Amanhã eu conto a história do Bernard (ia fazer isso hoje, já que ele está na foto com o John), mas vou deixar que você medite nessa postagem e ore pelo pequeno John e por seus sonhos. Coloque diante de Deus essa vida tão preciosa aos Seus olhos. Eu tenho orado para que ele possa alcançar seu objetivo: Ser um Atleta de Cristo!

Se depender de minhas orações ele vai conseguir ser jogador de futebol! Ainda existem muitas coisas que vou compartilhar com você sobre o pequeno John, pois eu assumi o compromisso de ser uma de suas mantenedoras. E, como diz aquele louvor da Fernanda Brum: ‘Vou fazer tudo o que eu posso fazer eu vou... Tenho muito pra dar’.

Motivos de oração:

1Ore para que Deus levante mantenedores para o John e para as outras crianças;
2Ore para que o John continue essa criança feliz;
3Ore para que Deus dê uma direção à Célia e ao Piter com relação à certidão de nascimento dessas crianças;
4 Ore para que o Senhor fortaleça esse casal de missionários;
5Ore para que o John consiga alcançar, em Deus, seus objetivos;

Que Deus abençoe a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário