quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como orar pelos missionários


Sete tipos de oração segundo o apóstolo Paulo



1 - Ore para que as portas sejam abertas“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos. Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem,...” (Colossenses 4:2, 3a - NVI)

Portas abertas nem sempre são garantia de que os missionários chegarão aos corações das pessoas. Muitos missionários trabalham em países de acesso difícil. Mas “portas abertas” incluem mais do que somente acesso às nações e grupos de pessoas. Cada coração também necessita estar aberto e receptivo à verdade de Deus.

Ore para que Deus abra as portas de ministérios, abençoando parcerias e amizades. Ore por aqueles que servem para que sejam dirigidos pelo Espírito Santo e reconheçam oportunidades para que portas sejam abertas. Ore para que Deus lidere seu povo a transpor as barreiras dos corações, preparando-os para receber Sua Palavra.
2 - Ore por ousadia para testemunhar “Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o ministério do evangelho,...” (Efésios 6:19 - NVI).

Missionários são pessoas normais que temem dor e rejeição tanto quanto qualquer outra pessoa. Quando se deparam com oposição, eles precisam da força que vem de Deus para ajudá-los a permanecer firmes.

Ore para que os missionários tenham coragem para superar o medo de constrangimentos ou fracassos. Ore para que o Espírito Santo possa guarnecê-los com palavras que comuniquem efetivamente o Evangelho em outras línguas e culturas. Ore para que Deus frustre as forças de oposição do inimigo. Então, o ministério do Evangelho poderá ser conhecido.

3 - Ore para que a Palavra de Deus seja Propagada “Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e seja glorificada, assim como aconteceu entre vocês” (II Tessalonicenses 3:1 - NVI).

Obstáculos precisam ser removidos para permitir que a Palavra de Deus seja espalhada rápida e livremente. Remover obstáculos implica resistência resoluta na guerra espiritual. Assim como Arão e Hur sustentaram os braços de Moisés na batalha contra os amalequitas (Cf. Êxodo 17:12), você pode sustentar os braços cansados de missionários por meio de suas orações.

Ore por forças e resistência enquanto os missionários se deparam com forças espirituais antagônicas (Cf. Efésios 6:10-18).Ore para que Satanás, que está determinado a obstruir a expansão do Evangelho, seja resistido. (Cf. Tiago 4:7)Ore para que a Palavra de Deus seja, de fato, difundida rapidamente e seja honrada aonde quer que vá.

4 – Ore por Proteção “Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos” (II Tessalonicenses 3:2 - NVI).

Portas abertas em países de difícil acesso podem também gerar perigo e dano pessoal para os missionários que entram naquelas áreas. Pessoas resistentes ao Evangelho podem expressar sua resistência de forma direta e, muitas vezes, nociva.

Ore para que Deus conserve os trabalhadores cristãos a salvo daqueles que podem procurar machucá-los. Ore para que Deus mude os corações daqueles que são resistentes a Sua Palavra e às pessoas que compartilham o Evangelho.

5 – Ore pelo Ministério “Orem para que... o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos,...” (Romanos 15:31 - NVI)

Cooperação e parcerias são essenciais ao ministério e vitais ao progresso do trabalho.
Ore para que o ministério e a atitude do missionário sejam dignos de aceitação. Ore para que colegas e seguidores cristãos sejam apoiadores.

6 – Ore por Direcionamento de Deus “Orem para que...pela vontade de Deus os visite com alegria” (Romanos 15:32a - NVI).

Muitos missionários realizam viagens nacionais e internacionais frequentemente. Seus meios de transportes variam de país para país, e às vezes, envolvem situações tensas.
Ore por direção clara de Deus em relação às decisões sobre as viagens. Ore por proteção durante suas viagens. Ore por provisões adequadas e permissão para viajar onde isto é necessário.
7 – Ore por Refrigério “Orem para que...eu juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério” (Romanos 15:32b - NVI).

Missionários enfrentam muitas das mesmas pressões que você enfrenta na vida, como esmagadora carga de trabalho, conflitos em relacionamentos e incertezas financeiras. Às vezes, entretanto, missionários lutam com essas questões sozinhos, sem a amizade e o apoio de outros cristãos. Morar e trabalhar em outra cultura acrescenta um elemento que pode esgotar a vitalidade física, emocional e espiritual deles.

Ore para que Deus proporcione oportunidades para que os missionários em áreas remotas ou difíceis passem tempo com outros crentes. Ore para que Deus proporcione tempos de paz e descontração para revigorar Seus trabalhadores. Ore para que Deus encoraje os missionários com a certeza de que há pessoas na retaguarda cuidando de seu bem-estar emocional.

Parceiros em Oração
O apóstolo Paulo foi um missionário e um homem de oração. Ele orou por aqueles que estavam sem Cristo, pelos cristãos e pelas novas igrejas estabelecidas sob seu ministério. “Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor” (Romanos 15:30 - NVI).
Paulo sabia que a oração trazia resultados: “Ele continuará nos livrando, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos” (II Coríntios 1:10b e 11 - NVI). Em sua carta, Paulo faz pedidos específicos de oração para que os cristãos orassem. Como companheiro de oração com aqueles que são chamados a ir, você também provocará um impacto que pode alcançar o mundo todo. Os pedidos de oração de Paulo mostram como orar com entendimento e eficácia, mas não para nisso.

Considere incluir um “povo sem Bíblia” em seu tempo de intercessão. Com a assistência do Projeto de Oração pelos Povos sem Bíblia, você pode orar por um povo que espera para que a Palavra de Deus seja traduzida na língua que ele fala e entende melhor.
Então, ore. Ore para que um dia, esses povos e outros como eles ao redor de todo o mundo tenham em breve a
Palavra de Deus na língua que lhes fala ao coração.
ALEM – Levando a Bíblia Além das Fronteiras


Texto retirado do site: http://www.missaoalem.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário