segunda-feira, 15 de março de 2010

Hoje é aniversário do meu pai!



Hoje é aniversário do meu pai! E eu tenho tanto pra dizer desse homem que, sinceramente, me faltam palavras. São indescritíveis os sentimentos que o meu coração nutre por ele. Amor, orgulho, gratidão, carinho, amizade, amor, mais amor e mais amor!

Ah, o que falar do meu pai?! Que é o melhor do mundo soa piegas, mas é a realidade. Isso porque um pai como o meu é uma raridade. Pai em tempo integral, que sempre buscou o melhor pra mim, abriu mão de alguns dos seus sonhos para realizar os meus e sem reclamar.

Uma das coisas que mais gosto de fazer na vida é ler e devo isso ao meu pai. Lembro-me de que, quando era criança, ele sempre muito preocupado, me presenteava com livrinhos, gibis e palavras cruzadas infantis... A minha memória daqueles dias é de sempre vê-lo, nas horas vagas, lendo ou tocando seu violão. Isso me fazia pensar: Ler é bom!

O gosto pela leitura veio desses pequenos gestos. Presentes de livros e gibis... Já o violão, estou tentando aprender até hoje, pois naquela época eu preferia cantar a tocar. (risos)... Mas, eu me lembro muito bem do quanto ele me incentivava e o tempo que dispensava a mim.

Meu pai foi linha dura. Me criou com muito esmero e por isso sei conviver com os nãos da vida, porque os aprendi muito cedo, recebendo do meu pai quando necessário. Ah, quando merecia, levava umas palmadas também. E, quando repeti de ano na 1ª série meu castigo foi as férias sem televisão. Ele foi ruim?! Não, ele soube educar e impor limites.

E esse super-herói (com a ajuda da minha supermãe Ana Maria) me criou dentro de um lar normal, sem grandes conflitos e com muito amor. Delineando os caminhos, levando ao conhecimento e investindo, mesmo, na minha educação. Isso com cursos, livros (sempre) e palavras. Aliás, palavras que nunca esquecerei!

Na adolescência Marcos meu pai foi um dos meus maiores incentivadores. Ele embarcava comigo nos meus sonhos. Quando quis sair de casa pra estudar: Eu morava em Araruama e lá não tinha o curso que eu queria, ele me liberou e eu vim morar em São Gonçalo... Não poupou esforços para que eu estudasse.

Quando eu quis fazer eletrotécnica, lá estava ele (e minha mãe) me acompanhando na inscrição e na prova; Sofrendo comigo enquanto eu esperava o resultado e vibrando quando eu passei! Quando eu quis fazer engenharia, mais incentivo e esforços, da régua ‘T’ ao esquadro, lá estava meu pai...

Até que, seis meses malfadados de engenharia, me trouxeram à memória meu grande sonho: O de ser jornalista! E lá estava ele, mais uma vez investindo nesse projeto, abrindo mão de seus sonhos para realizar os meus! Que momentos lindos nós vivemos juntos!

Se eu me parecer só um pouquinho com meu pai (e minha mãe), se eu conseguir passar só um pouquinho do que eles me passaram para os meus filhos, acho que farei um excelente trabalho. Porque eu gosto da Ana Cleide que me tornei, e se sou essa Ana Cleide, não o sou por mim mesma, mas por eles. Afinal, sem eles eu nada seria!
FOTO: Eu e meu superpai! Amor que não se pede, amor que não se mede e que não se repete... Apenas amor!

Um comentário:

  1. Minha amada: Pai tem um significado ímpar,e te-los vivos ao nosso lado é presente de Deus. Nunca exclua seus pais dos seus sonhos pois eles sempre abrem mão dos deles.Ama-los, muito........pois enquanto ao nosso lado não sabemos o que é não te-los.Envie nosso abraço amoroso a esse paizão que o Senhor te deu. Seus pais espirituais.

    ResponderExcluir